Impressões de um Poema


O poema abaixo, de autoria do grande poeta e amigo Harley Dolzane,  reflete muito bem a minha humilde alegria, por ter sido pela segunda vez consecutiva vencedor em poesia do Prêmio AP de Literatura 2009, este que já é um dos maiores Eventos de Literatura do Norte do Brasil. Daqui eu ergo um brinde e divido esse prêmio com os meus amigos e leitores, com muito prazer. Carpe Diem!

Ao poeta e amigo Benny Franklin.

"A madrugada
engole tua fala
em seco

o cão
rosna ao caos

poema vário
entre a orquídea
e o grito
fustiga
o outono

acaso sonhas
que, n'outro extremo do trópico,
desarquitetas uma estação
inteira?

Há Tempo incrustado
na ruga da palavra

e um coração em rebuliço
acredita mentir a morte
uma nesga,
miúda nesga,
de memória

da fluorescência da tarde
sobre as montanhas
há a tarde. E a tarde da tarde,
quem irá supor?

Ereto o prazer da fala
voraz o cheiro do esgoto
e como cereja sobre o bolo,
pinga-se demente no céu
uma primeira estrela
sem saber dos animais
que se lambem sob as sombras das árvores
em estranha gramática

mas teu vulto permanece alerta
teu agudo vulto assombra o mito

e arranha céus – não estes
cheios de estéril chumbo,
tua língua de fogo,

o vigoroso bolero, felino
teu verso bolina raivoso
as flores do sonho que se adia
e faz mover a engrenagem
de incêndios de que se vale o poeta
para consumir a vida."

© Harley Dolzane
Poeta classificado em Segundo Lugar no PRÊMIO AP DE LITERATURA 2009

10 Response to "Impressões de um Poema"

  1. Poétesse says:

    Parabéns Benny! Bem que o poeta seja humilde e só necessite para ser feliz que ninguém prenda a pluma com que escreve, o reconhecimento de outrém enche gostosamente o paladar da alma!

    BRAVO!

    Meu caro poeta Benny esse prêmio que lhe foi conferido me enche de orgulho por ser seu amigo.Realmente sua escritura poètica merece muito mais do que essa comenda literária.Grande poeta e grande figura humana.Parabéns.

    Belíssimo poema, Poeta.

    Justíssima premiação.

    Por ele fico imaginando o teu. Dia desses eu e o Príncipe dos Poetas Paraense, Alonso Rocha, tecíamos comentários sobre julgamento
    de concursos de poesia, eu que acabara de entregar o resultado do I Prêmio Expoex de Literatura e ele que havia feito o mesmo em
    relação ao Prêmio AP.

    Falávamos da magnitude dos poemas por nós
    escolhidos (ele não sabia que eu estava concorrendo ao prêmio AP) e ele falou-me com entusiasmo do poema clasificado em primeiro lugar e que só agora sei ser o teu.

    Portanto, Poeta, foste avaliado por alguém
    que entende do riscado.

    Parabéns! (Não sei se sucumbo à curiosidade
    e te peço que mandes o poema ou me contenho até o livro sair...)

    Há braços.

    . fiquei muito feliz quando o pessoal da AP me ligou ra dizer da minha classificação pra publicação do livro... quando soube que era em segundo lugar fiquei mais ainda... afinal sou um estreante... e vc, Benny, imagine só a alegria que me deu quando vi que era vc, um dos poetas que mais admiro e que mais me instiga, o grande vencedor! parabéns!

    carpe diem!

    Belíssima poesia contemporânea, lucidamente louca.
    Parabéns pelo prêmio.
    Grande abraço e sucesso!

    IVANCEZAR says:

    Parabéns amigo ! - Quando um talento é premiado, todos os amantes da arte nos sentimos também contemplados . Volto após longo afastamento ,pois sofri um acidente nas férias. Mas está tudo bem agora !

    Vim visitar. Palavras para quê?!?! O Grande Mestre da Poesia corre-lhe nas veias como o Sopro para a Vida!! A ânsia está no seu sangue escrito e pinga como a chuva.
    Um abraço.
    Os seus 'vários gémeos' fotográficos estão muito bem.

    Parabens Benny, que beleza, vc nos dando essa noticia deste premio mais que merecido a você!

    Um abraço bem amigo pra vc!
    Cíntia

    Silvestre says:

    Você tem talento com photoshop, mais até que no poema...

    imoveis a venda

BENNY FRANKLIN

Poesias Verdes Fritas

Benny Franklin. Tecnologia do Blogger.
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Credit Card Offers